Avaliação e tratamento de linfedema nos membros superiores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Avaliação e tratamento de linfedema nos membros superiores

Mensagem  Mariana Fajardo em Qui Abr 19, 2012 2:19 pm

Na avaliação do linfedema, são utilizadas mensurações variadas, como cirtometria, volumetria e bioimpedância elétrica (BE) de múltipla freqüência, que permitem predizer o grau de linfedema do membro acometido e possibilitar a escolha de uma intervenção mais adequada. A BE é usada para estimar a quantidade de líquido nos compartimentos corporais e tem sido aplicada para pesquisa do volume dos fluidos em extremi-dades com linfedema.
As pregas cutâneas tricipital (PT) e bicipital (PB) são indicadores nutricionais que podem ser usados para verificar a maleabilidade da pele e consistência do linfedema.
Na intervenção do linfedema, a fisioterapia complexa descongestiva ocupa lugar de destaque e inclui procedimentos de drenagem linfática manual (DLM), bandagem compressiva (BC) ou a contenção elástica, cinesioterapia e os cuidados com a pele.
A análise bioquímica de um linfedema humano mostrou alta proporção de triglicerídeos de cadeia longa (TCL) com alto conteúdo de quilomícrons. Possivelmente, uma alteração na quantidade de TCL da linfa altere a composição do fluido, levando à diminuição do fluxo e da pressão no sistema linfático, diminuindo sua sobrecarga. Os triglicerídeos de cadeia média (TCM), com 6 a 12 carbonos, são absorvidos diretamente na corrente sanguínea, pois, ao contrário dos ácidos graxos de cadeia longa (AGCL), não são incorporados em quilomícrons. Após passarem pelos enterócitos, atingem a circulação portal e são transportados ao fígado pela albumina, sem passarem pelo sistema linfático.
Soria et al. descreveram o uso dos TCM, com 58% do total da gordura consumida, como substituto dos TCL em pacien-tes portadoras de linfedema idiopático, mostrando redução significativa da cirtometria do membro afetado após quatro meses de dieta isenta de TCL em associação ao tratamento fisioterapêutico.

Fonte:"Influência da fisioterapia complexa descongestiva associada à ingestão de triglicerídeos de cadeia média no tratamento do linfedema de membro superior" - Rev Bras Fisioter, São Carlos, v. 12, n. 1, p. 31-6, jan./fev. 2008.

Mariana Fajardo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum