Diagnóstico de Labirintopatias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diagnóstico de Labirintopatias

Mensagem  Fellype em Seg Abr 02, 2012 9:53 am

Vertigem e tontura são sintomas comuns que podem estar envolvidos no comprometimento de múltiplos sistemas e em diferentes síndromes. Muitos dos pacientes com estas queixas são encaminhados para a especialidade de otorrinolaringologia, mas uma parte destes pacientes é encaminhada ao neurologista. No estudo de Ferri de Barros e Nitrini, foi encontrada freqüência de 2,77% pacientes com hi-pótese diagnóstica de síndrome vestibular encami-nhados ao ambulatório de neurologia, mas freqüências de 10 a 20% também foram relatadas. Entre as patologias vestibulares deve-se determinar se há um comprometimento das estruturas vestibulares centrais ou periféricas, a partir da história clínica e exame físico, pois o tratamento e evolução são muito diferentes.
Vertigem e tontura são consideradas sinônimos
no dicionário Aurélio, no entanto, do ponto de vista médico estes termos podem ser utilizados com o se-guinte significado: (1) “vertigem rotatória”: define a sensação de que tudo roda ao redor de si mesmo ou que se está girando, freqüentemente associada a náuseas, vômitos e desequilíbrio. Esta queixa está presente quando há acometimento vestibular uni-lateral (periférico ou central); (2) “vertigem oscilatória”: refere-se à sensação de balanços ou de perda de equilíbrio, raramente associada a náuseas ou vômitos, e pode ser devida a distúrbios vestibulares ou não vestibulares; (3) “tontura”: é considerada como malestar, escurecimento visual, fraqueza, sintomas muitas vezes vagos sem ter a sensação de rotação ou desequilíbrio, e tem causa não neurológica, como exemplo: hipotensão postural, ataque vasovagal,
arritmia cardíaca, hipoglicemia, e outras causas 3.

Trecho de Artigo disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/anp/v63n1/23613.pdf

No artigo original há uma tabela sobre a classificação das vertigens centrais e periféricas.
Também utilizei o Harisson pra suprir o objetivo de aprendizagem e sobre o caso da paciente atendida por mim na ultima segunda.


Fellype

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum