Abordagem das extra-sístoles

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Abordagem das extra-sístoles

Mensagem  Fellype em Sab Out 06, 2012 2:27 pm

Diagnóstico: Segundo a Diretriz de interpretação de eletrocardiograma de repouso, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as arritmias cardíacas são distúrbios ocasionados por alterações na formação e/ou condução do impulso elétrico através do tecido do miocárdio, podendo, assim, modificar a origem e/ou a difusão fisiológica do estimulo elétrico do coração, motivo pelo qual têm no eletrocardiograma o método de escolha para seu estudo e diagnóstico. Ainda segundo a Diretriz, as alterações na velocidade da propagação do estimulo elétrico, isoladamente, levando a bloqueios dos fascículos ou ramos, não são consideradas arritmias cardíacas.
A Diretriz de interpretação do ECG lista mais de 50 alterações entre arritmias e bloqueios. Uma delas é a Extra-sístole ventricular, que ainda segundo a Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia caracteriza-se como batimento originado do ventrículo, precocemente, com pausa pós-extra-sistólica, quando recicla o intervalo RR. Quando não há modificação no intervalo RR temos a extra-sistole interpolada, quando tem a mesma forma eletrocardiográfica é chamada de monomórfica e a presença de formas diversas caracterizam as polimórficas. Pela sua frequência, pode ser dividida em isolada, pareada, em salva, bigeminada, trigeminada. Sendo pertinente a diferenciação das arritmias ventriculares das supra-ventriculares.
Entre as arritmias ventriculares induzidas pelo esforço físico, temos a taquicardia ventricular polimórfica, as Extra-sístoles, Taquicardias ventriculares monomórficas sustentadas e a Fibrilação ventricular.
De acordo com as Diretrizes para Avaliação e Tratamento de Pacientes com Arritmias Cardíacas, as ES podem ou não provocar sintomas (palpitações tipo falha). A manifestação de pré-síncope, síncope ou palpitações taquicárdicas sugere a presença de outras síndromes taquicárdicas associadas e justifica maiores investigações. As Extra-sístoles devem ser tratadas quando muito sintomáticas e se for possível identificar algum fator causal este deve ser corrigido.
Propedêutica
O registro contínuo (Holter) é indicado nos pacientes que apresentam sintomas diários, o Looper e o Looper pós evento estão recomendados em pacientes com sintomas semanais ou mensais (2).
Tratamento
O tratamento farmacológico inicial de escolha são os betabloqueadores e bloqueadores do canal e cálcio. Outras drogas como amiodarona ou sotalol podem ser utilizadas. (3 e 5)

Referência:
1- Diretriz de interpretação de eletrocardiograma de repouso. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2003/8002/repouso.pdf

2- Diretrizes para Avaliação e Tratamento de Pacientes com Arritmias Cardíacas, Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2002/7906/Arritmias.pdf

3- Costa, IP. et al. Arritmias Ventriculares Induzidas Pelo Esforço Físico. Serviço de Arritmias e Estimulação Cardíaca Artificial Hospital Pró-Cardíaco Rio de Janeiro – RJ
Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-derc/revista/2008/42/pdf/DERC-42-Arritmias_ventriculares_induzidas_pelo_esforco_fisico.pdf

4- ANGELO AMATO V. DE PAOLA e MAURICIO IBRAHIM SCANAVACCA. REVISTA DA SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. VOLUME 18 — NO 3 — JULHO-AGOSTO-SETEMBRO DE 2008 / WWW.SOCESP.ORG.BR.

5- Ruberman W, Weinblatt E, Goldberg JD, Frank CW, Chaudhary BS, Shapiro S. Ventricular premature complexes and sudden death after myocardial infarction. Circulation. 1981;64:297-305.


Observação:
os textos de referência são interessantes, mas o de número 3 aborda bem a questão do diagnóstico diferencial e tem figuras do ECG.

Fellype

Mensagens : 9
Data de inscrição : 08/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum